Breve Histórico da Instituição

Logo

Faculdade Católica do Maranhão

02/07/2024, 16:25

No dia 28 de janeiro de 1955, sobre a idealização do clero do Maranhão, foi fundada a Sociedade Maranhense de Cultura Superior – SOMACS, associação sem fins lucrativos, com caráter religioso, educacional, cultural e beneficente, tendo como missão a promoção da cultura superior no Estado do Maranhão.

Nestes quase 70 anos, a SOMACS exerceu a maioria de suas atividades por meio do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão – IESMA, localizado na cidade de São Luís do Maranhão. Trata-se Faculdade Católica do Maranhão. Ao longo do seu caminho, tem se destacado na formação de ministros ordenados, religiosos e religiosas consagrados, na preparação e capacitação de lideranças religiosas, professores e agentes sociais, no permanente esforço por uma educação alicerçada em princípios éticos, justos e fraternos, nos valores do Evangelho de Jesus Cristo.

Durante a sua trajetória de comprometimento com a Cultura Superior no Maranhão, a SOMACS tornou-se protagonista da defesa, do apoio e da consolidação do ensino superior, idealizando e coordenando os esforços, junto à Academia Maranhense de Letras e a Fundação Paulo Ramos, pela criação da Universidade Católica do Maranhão, que se deu em 1958. De acordo com o regimento da SOMACS, sua missão incluía a criação de uma Faculdade, uma biblioteca, um museu e uma Universidade Católica.

A Universidade Católica do Maranhão integrou à Faculdade de Filosofia de São Luís do Maranhão (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), a Faculdade de Ciências Médicas, Faculdade de Serviço Social, Escola de Enfermagem São Francisco de Assis. A Sociedade Maranhense de Cultura Superior continuou sendo a mantenedora da Universidade até 1966, quando, por meio de um acordo com o Ministério da Educação e da Cultura, a SOMACS deixou de ser a mantenedora da instituição que se tornou administrada pela União, através de uma fundação própria, a Fundação Universidade do Maranhão.

No entanto, compreendendo a necessidade de uma educação que se conformasse com a missão da SOMACS, a mesma em 1976, fundou o CET – Centro Teológico, tornando-se o pólo de formação de lideranças cristãs e agentes sociais, contribuindo, sobretudo, com a formação do clero maranhense. Em 1984, houve uma modificação na designação, passando a ser denominado de Centro Teológico do Maranhão – CETEMA. A finalidade desta mudança foi clarificar a natureza da sua missão e, principalmente, dizer do seu regional alcance.

A história avança e a concepção melhora. Por isso, às portas do novo milênio, em 1999, o CETEMA assume a seguinte designação: IESMA – Instituto de Estudos Superiores do Maranhão. A principal razão da mudança de nome diz respeito a sua relação com o MEC, pois os seus cursos: Filosofia, Teologia e Ciências da Religião passaram a ser reconhecidos pelo MEC.

É um caminho de quase 70 anos desta Instituição, que desde suas origens, é sempre a Faculdade Católica do Maranhão. Sua missão é de ser perante a sociedade, um farol a iluminar com a palavra, com a reflexão e com a fé. O seu foco é promover a difusão do conhecimento, despertar para o sentido de cultura e favorecer a vida dos povos!